Cerca de 180 milhões de baterias de celular são descartadas por ano só no Brasil, o grande problema no descarte destas baterias é que na maioria das vezes elas vão parar no lixo comum. Compostas por metais pesados e nocivas à saúde, podem causar doenças como câncer explica Denise Espinosa, professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da USP.
Pioneira na iniciativa de responsabilidade pós-consumo na área de telefonia no Brasil, a Vivo desde 1999 se preocupa em destinar de forma correta o descarte de baterias. Atualmente o projeto ganhou um ‘up’, e agora abrange todas as lojas próprias, revendas exclusivas e sedes administrativas da empresa. Desde sua criação, o programa já recolheu mais de 1,5 milhão de itens, que foram encaminhados para o descarte adequado.
A nova campanha da Vivo busca conectar as pessoas, mostrando que juntas podem fazer um planeta melhor. No hotsite é possível compartilhar idéias, que serão analisadas pelo departamento de responsabilidade sócio-ambiental da Vivo e poderão direcionar os próximos projetos de sustentabilidade da companhia.
Toda a renda obtida é revertida para projetos do Instituto IPÊ, que ajudam a preservar a fauna e a flora brasileiras.
Vídeo da Campanha
Veja também: | |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |