O assunto mais comentado desde ontem nas redes sociais, foi a estreia do videoclipe Telephone da Lady Gaga com a não menos famosa Beyoncé. Agora vocês devem estar se perguntando: “Ok, mas o que cargas d’águas isso tem a ver com o Globalizar S/A?!” Bom, quem viu o vídeo pode perceber a inclusão de várias marcas, durante os mais de nove minutos da produção. Até a edição deste post, o vídeo já havido sido visto por pouco mais de 5 milhões de pessoas, em menos de 48 horas. Das marcas que consegui perceber foram:
- LG (Celular)
- Virgin Mobile (Serviço mostrado no celular – Várias Cenas)
- Coke Diet (Enrolada no cabelo – Ao atender o telefone pela primeira vez)
- Pelco (Câmera de Segurança)
- PlentyOfFish (Site de Encontros – Carcereira acessando o site)
- HP (Notebook – Carcereira acessando o site)
- Polaroid (Dentro do Carro)
- Wonder Bread (Pão de Forma – Cenas da Cozinha)
- Miracle Whip (Maionese – Cenas da Cozinha)
Além do uso dos fones de ouvido, pela própria Gaga e por uma detenta no início do vídeo. Pra quem não sabe, em 2009 a cantora lançou sua própria linha de fone de alta resolução. A aparição dos fones já havia acontecido no clipe de Bad Romance…
Essa forma de marketing é conhecida como Product Placement, e nada mais é do que uma forma de divulgar uma marca, produto ou serviço. A diferença das propagandas 'convencionais' é que os conteúdos publicitários são inseridos de formas mais sutis (o que não ocorre no clipe da Gaga, rsrs) em programas de tv, shows, filmes. Neste último, um grande exemplo é o filme The Terminal (2004), dirigido por Steven Spielberg, o filme mais parece um anúncio gigante de diversas marcas, o que acaba tornando uma exposição chata durante a narrativa.
Dependendo do canal de divulgação, o Product Placement pode ser um dos investimentos de marketing mais caros e pode se tornar irritante quando exposto de maneira excessiva e óbvia. Entretanto, há pontos positivos, eu destaco os seguintes:
- Alta segmentação;
- Alternativa às propagandas convencionais que interrompem ou não interagem com o conteúdo;
- Exposição duradoura (nos casos de filmes, programas de tv, a propaganda será 'eternizada');
- 'No Zapping' (por estar inserido dentro de uma narrativa, não estimula a mudança de canal, local).
E aí, assistiu ao clipe da Gaga e viu algum produto que não colocamos aqui? O que acha dessa forma de divulgar marcas, produtos e serviços? Comenta, mas sem Po Po Poker Face! srsrs
Sobre o Autor:![]() |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |