Não, este post não é mais uma resenha sobre filmes, que analisa a interpretação, roteiro, direção e por aí vai. Fato é que não somente nas salas das universidades, se adquire conhecimento, que foi em uma sala de cinema que tive interesse em pesquisar sobre determinado assunto. Aqui no Globalizar não é a primeira vez, que a mídia de entretenimento, serve de bom exemplo para os posts, não é Srta.. Gaga?!
Ontem assisti ao filme protagonizado por George Clooney, Up in the Air - 2009 (Amor sem Escalas) é um filme que fala sobre um profissional responsável por demitir pessoas. Algumas pessoas desconhecem por completo, outras ouviram falar, e há aquelas que acreditam que só existe no filme mesmo. Ledo engano! Apesar de pouco difundida no Brasil e em outros países em desenvolvimento e nos subdesenvolvidos, existem empresas especializadas em recolocação profissional – ou simplesmente Outplacement – principalmente nos Estados Unidos e Europa.
No filme, o personagem de Clooney viaja pelos EUA, demitindo pessoas e mostrando à elas que apesar de estarem sendo demitidas, teriam orientações e assistência para sua recolocação no mercado de trabalho. De fato, as reações dos demitidos no filme são um tanto quanto exageradas e me pus a perguntar: Esta seria a reação da Geração Y? Acho pouco provável, os jovens da nossa geração, não encaram (creio eu) a demissão como o fim da carreira, ou uma avaliação ruim de seu desempenho, e sim como mais um desafio e um processo natural para seu crescimento profissional.
Em suma, o filme mostra a frieza das grandes corporações que terceirizam até mesmo a demissão, e como postos de trabalho podem ser extintos ou completamente alterados pela tecnologia. Nos Estados Unidos, profissionais como o interpretado por Clooney, foram muito requisitados durante a crise financeira que se abateu sobre a economia americana e consequentemente na economia mundial.
E você, o que acha dos serviços de Outplacement? São eficazes? Assistiu ao filme e teve uma impressão diferente? Ahhh então faça um comentário e coloque lenha nessa fogueira!
Não assistiu ao filme? Então não perca tempo, além de ótimas atuações, roteiro e direção (pronto, fiz a resenha, srsr) é uma excelente reflexão de seu papel como profissional e do comportamento das empresas.
Sobre o Autor:Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |