Top Five - Marketing #Fail nas Mídias Sociais

Postado por Cleber Henrique em 01/06/2010

A gente já sabe que todo o avanço da tecnologia e a forma que nos comunicamos atualmente, gerou diversas mudanças e revoluciona a maneira em que as empresas se relacionam com seus clientes ou público alvo. As mídias sociais são um dos principais agentes que fazem parte desta revolução e nunca o termo Globalização, fez tanto sentido quanto agora. Ao mesmo tempo em que a velocidade e o alcance dos meios de comunicação podem proporcionar resultados positivos, o inverso também pode acontecer...

Intercâmbio a Série

Postado por Cleber Henrique em 03/04/2010

O Globalizar estreia hoje a sua primeira série, a Série Intercâmbio. Já havíamos comentado aqui no blog a importância desta experiência no exterior, para dar um up na sua carreira e de quebra curtir aquela viagem inesquecível. São vários destinos, diversas modalidades, para todas as idades e objetivos diferentes, a série terá como meta, te guiar nesse caminho das pedras. Indicando destinos, agências, dando dicas e como funcionam os procedimentos para a emissão do visto e permanência nos países, entrevistas com ex-intercambistas...

Oportunidades de Trabalho

Postado por Cleber Henrique em 28/03/2010

O Globalizar já tentou te dar uma luz na escolha da sua profissão, mostrou como aprender inglês de graça, sem gastar uma moedinha sequer. Deu umas dicas de como montar um currículo bacanudo. Agora que você já está encaminhado pro estrelato no mercado de trabalho, é hora de procurar as melhores oportunidades de trabalho não é mesmo?! Pois bem, separamos 5 serviços da nossa amada internet, que centralizam as melhores oportunidades de trabalho das maiores empresas do país:...

Lady Gaga e o Marketing

Postado por Cleber Henrique

O assunto mais comentado desde ontem nas redes sociais, foi a estreia do videoclipe Telephone da Lady Gaga com a não menos famosa Beyoncé. Agora vocês devem estar se perguntando: “Ok, mas o que cargas d’águas isso tem a ver com o Globalizar S/A?!” Bom, quem viu o vídeo pode perceber a inclusão de várias marcas, durante os mais de nove minutos da produção. Até a edição deste post, o vídeo já havido sido visto por pouco mais de 5 milhões de pessoas, em menos de 48 horas. Das marcas que consegui perceber foram:...

Como Elaborar um Currículo

Postado por Cleber Henrique

O currículo é a principal forma de seleção nas empresas, é ele que irá dar uma ideia de seu perfil como profissional de forma rápida e objetiva. Um bom currículo pode ser definitivo, para a marcação daquela tão sonhada entrevista. E para te ajudar a não pagar nenhum mico e dar um empurrãozinho, na busca de uma nova oportunidade de trabalho, o Globalizar separou 10 dicas...

Aprendendo Inglês de Graça

Postado por Cleber Henrique

Já comentamos aqui no Globalizar, a importância do inglês como ferramenta de crescimento pessoal e profissional. É bem verdade que as empresas atualmente estão cada vez mais exigentes, e diversificando as formas de seleção dos profissionais. Em um mercado altamente competitivo, é importante estar sempre um passo a frente. Dominar o inglês é uma das formas de se estar a frente de seus concorrentes, ou pelo menos no mesmo páreo...

Escolhendo uma Profissão

Postado por Cleber Henrique

Que atire a primeira pedra aquele que nunca ouviu a famosa frase: “O que você vai ser quando crescer?”. E se pararmos para tentarmos lembrar, veremos o quão diferentes eram as respostas para a mesma pergunta. Você cresceu e esta é uma das perguntas sem resposta pra você? Então, não se desespere porque neste barco não estará sozinho! E a função do Globalizar hoje é tentar te dar um norte na escolha de uma profissão...

A Geração Y

Postado por Cleber Henrique

O mundo exige cada vez mais das empresas e as empresas exigem cada vez mais das pessoas. O mercado, como todos já estão cansados de saber, está cada vez mais exigente e se ser bom era o suficiente, hoje não é mais. Se você fala inglês é melhor estudar espanhol, se tem uma graduação já pode começar a sua Pós. Porque nos dias atuais, lugar para os “mais-ou-menos” já está escasso...

Software de Gestão Financeira

Postado por Cleber Henrique

Muito se diz sobre a necessidade de se ter um controle acirrado nas despesas do dia-a-dia, os economistas e especialistas em orçamento familiar são unanimes ao apontar os malefícios do uso indiscriminado de cartões de crédito, cheque especial e outras ‘facilidades’ financeiras. E para que seja possível controlar e analisar os gastos diários e as movimentações de várias ou uma única conta apela-se para diversos recursos, desde uma anotação minuciosa em um caderninho até a elaboração de planilhas no Excel...

Top Five - Marketing Fail

A gente já sabe que todo o avanço da tecnologia e a forma que nos comunicamos atualmente, gerou diversas mudanças e revoluciona a maneira em que as empresas se relacionam com seus clientes ou público alvo. As mídias sociais são um dos principais agentes que fazem parte desta revolução e nunca o termo Globalização, fez tanto sentido quanto agora. Ao mesmo tempo em que a velocidade e o alcance dos meios de comunicação podem proporcionar resultados positivos, o inverso também pode acontecer.

 

E para que ficasse registrado para as futuras gerações do marketing, resolvi criar um Top Five das ações de marketing desenvolvidas com integração com as mídias sociais, e que o resultado foi um tanto quanto desastroso:

5º Lugar – Bem Misteriosa e o Twitter – 08/02/10

Bem MisteriosaPara promover o lançamento da cerveja Devassa, a agência contratada pelo Grupo Schincariol, resolveu aguçar a curiosidade do público e criou um Hot Site, com uma fechadura e uma pessoa ‘Bem Misteriosa’ atrás. Vinculada ao Twitter, quanto mais a tag #BemMisteriosa fosse twittada, mais a imagem ia se revelando. Bastou que a demora em revelar quem era a tal misteriosa, para que a tag #BemMisteriosaFail entrasse em ação e se tornar a primeira no Trending Topic. O público ficou irritado e a partir daí mensagens criticando a campanha eram publicadas em status do Twitter, Facebook, posts em blogs e por aí vai.

 

4º Lugar – Twix e o YouTube – 30/05/10

Chuva de Twix  Após convocar a galera através de ações integradas com o YouTube e prometer um chuva do chocolate, o Flash Mob do Twix foi pro ralo quando as milhares de pessoas que foram presenciar a tal chuva de chocolate se depararam com uma chuva de papel picado e uns chocolates no meio. Durante e após o evento, no Twitter já era possível ver o resultado desastroso da ação e no YouTube, onde tudo começou, o encontro marcado já era alvo de gozação em vários vídeos.

 

3º Lugar – Visa e o Twitter – 30/03/10

Juntos Pelo desconto VisaA Visa, em uma ação integrada com o Twitter, mobilizou os usuários do serviço a twittarem com a tag #JuntosPeloDescontoVisa. Ao atingir a marca de 5 mil twittes com a tal tag, o jogo Guitar Hero 5 (com guitarra) para PlayStation 3, seria vendido por apenas R$ 189 no site do Wal-Mart, com pagamentos com o cartão Visa. Tudo ia bem até que o estoque de apenas 50 unidades se esgotou dando fim a promoção em menos de 35 minutos. E como num passe de mágica a tag #JuntosPeloDescontoVisa se transformou em #FudidosPeloDescontoVisa.

2º Lugar – Locaweb e o Twitter – 28/03/10

Locaweb  O 2º lugar não é uma ação de marketing, mas envolve uma rede social e uma empresa, e essa mistura neste caso não foi nada agradável. O Globalizar já mostrou aqui como fazer o uso da internet sem danificar sua imagem como profissional, mas parece que o diretor comercial da Locaweb não leu esse artigo e meteu os pés pelas mãos. O funcionário no alto de sua ‘paixão’ pelo Corinthians, publicou no seu perfil, ofensas aos torcedores do São Paulo (time patrocinado pela Locaweb). Logo após manifestações dos torcedores e clientes, a empresa se viu obrigada a postar no seu blog, uma nota de esclarecimento. 

 

1º Lugar – Fiat e o Formspring – 06/05/10

Fiat - Formspring Novo uno

Zoar são-paulinos faz parte do manual da publicidade?! Brincadeiras a parte, a Fiat realizou diversas ações integradas para o lançamento do Novo Uno, como a possibilidade de montar o carro através do Twitter. Uma das ações era a que envolvia o Formspring, que desafiou os internautas a fazerem parte da maior coletiva do mundo, onde nenhuma pergunta ficaria sem resposta. Tudo ia bem até que um internauta perguntou o porquê de no Brasil, não haver a possibilidade de personalizar os carros com cores berrantes como o rosa. A resposta: “HAPPY HOUR: Chegamos a conclusão que rosa é cor de são paulino, por isso preferimos fazer entre outras o Vermelho Alpine, Amarelo Citrus, Azul Búzios e Azul Splash. Certeza que ela não vai nem lembrar que rosa existe quando ver estas cores incríveis!”. Poucos minutos depois, a Fiat publicou no próprio Formspring, pedido de desculpas a quem tivesse se sentido ofendido!

 

E você, conhece outra ação de marketing envolvendo as mídias sociais que tenham sido um desastre como as deste post?
Então não deixe de comentar o que acharam!

Sobre o Autor:
Cleber Henrique Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento.

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