A gente já sabe que todo o avanço da tecnologia e a forma que nos comunicamos atualmente, gerou diversas mudanças e revoluciona a maneira em que as empresas se relacionam com seus clientes ou público alvo. As mídias sociais são um dos principais agentes que fazem parte desta revolução e nunca o termo Globalização, fez tanto sentido quanto agora. Ao mesmo tempo em que a velocidade e o alcance dos meios de comunicação podem proporcionar resultados positivos, o inverso também pode acontecer.
E para que ficasse registrado para as futuras gerações do marketing, resolvi criar um Top Five das ações de marketing desenvolvidas com integração com as mídias sociais, e que o resultado foi um tanto quanto desastroso:
5º Lugar – Bem Misteriosa e o Twitter – 08/02/10
Para promover o lançamento da cerveja Devassa, a agência contratada pelo Grupo Schincariol, resolveu aguçar a curiosidade do público e criou um Hot Site, com uma fechadura e uma pessoa ‘Bem Misteriosa’ atrás. Vinculada ao Twitter, quanto mais a tag #BemMisteriosa fosse twittada, mais a imagem ia se revelando. Bastou que a demora em revelar quem era a tal misteriosa, para que a tag #BemMisteriosaFail entrasse em ação e se tornar a primeira no Trending Topic. O público ficou irritado e a partir daí mensagens criticando a campanha eram publicadas em status do Twitter, Facebook, posts em blogs e por aí vai.
4º Lugar – Twix e o YouTube – 30/05/10
Após convocar a galera através de ações integradas com o YouTube e prometer um chuva do chocolate, o Flash Mob do Twix foi pro ralo quando as milhares de pessoas que foram presenciar a tal chuva de chocolate se depararam com uma chuva de papel picado e uns chocolates no meio. Durante e após o evento, no Twitter já era possível ver o resultado desastroso da ação e no YouTube, onde tudo começou, o encontro marcado já era alvo de gozação em vários vídeos.
3º Lugar – Visa e o Twitter – 30/03/10
A Visa, em uma ação integrada com o Twitter, mobilizou os usuários do serviço a twittarem com a tag #JuntosPeloDescontoVisa. Ao atingir a marca de 5 mil twittes com a tal tag, o jogo Guitar Hero 5 (com guitarra) para PlayStation 3, seria vendido por apenas R$ 189 no site do Wal-Mart, com pagamentos com o cartão Visa. Tudo ia bem até que o estoque de apenas 50 unidades se esgotou dando fim a promoção em menos de 35 minutos. E como num passe de mágica a tag #JuntosPeloDescontoVisa se transformou em #FudidosPeloDescontoVisa.
2º Lugar – Locaweb e o Twitter – 28/03/10
O 2º lugar não é uma ação de marketing, mas envolve uma rede social e uma empresa, e essa mistura neste caso não foi nada agradável. O Globalizar já mostrou aqui como fazer o uso da internet sem danificar sua imagem como profissional, mas parece que o diretor comercial da Locaweb não leu esse artigo e meteu os pés pelas mãos. O funcionário no alto de sua ‘paixão’ pelo Corinthians, publicou no seu perfil, ofensas aos torcedores do São Paulo (time patrocinado pela Locaweb). Logo após manifestações dos torcedores e clientes, a empresa se viu obrigada a postar no seu blog, uma nota de esclarecimento.
1º Lugar – Fiat e o Formspring – 06/05/10
Zoar são-paulinos faz parte do manual da publicidade?! Brincadeiras a parte, a Fiat realizou diversas ações integradas para o lançamento do Novo Uno, como a possibilidade de montar o carro através do Twitter. Uma das ações era a que envolvia o Formspring, que desafiou os internautas a fazerem parte da maior coletiva do mundo, onde nenhuma pergunta ficaria sem resposta. Tudo ia bem até que um internauta perguntou o porquê de no Brasil, não haver a possibilidade de personalizar os carros com cores berrantes como o rosa. A resposta: “HAPPY HOUR: Chegamos a conclusão que rosa é cor de são paulino, por isso preferimos fazer entre outras o Vermelho Alpine, Amarelo Citrus, Azul Búzios e Azul Splash. Certeza que ela não vai nem lembrar que rosa existe quando ver estas cores incríveis!”. Poucos minutos depois, a Fiat publicou no próprio Formspring, pedido de desculpas a quem tivesse se sentido ofendido!
E você, conhece outra ação de marketing envolvendo as mídias sociais que tenham sido um desastre como as deste post?
Então não deixe de comentar o que acharam!
Sobre o Autor:![]() |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |