Twitter, Facebook, Orkut, Last.fm, MSN, Google Talk, esses são só alguns exemplos de ferramentas que deixam algumas empresas de cabelo em pé. Desde que a internet passou a ser algo mais habitual nos lares das famílias e cada vez mais fazendo parte do dia a dia das pessoas, é muito comum se levantar a questão: até que ponto a sua vida virtual pode interferir na sua vida profissional?
Esta tem sido uma das grandes discursões entre os profissionais de RH, gerentes e funcionários. Liberar? Monitorar? Proibir? Algumas pesquisas são favoráveis à liberação, outras apontam a queda no desempenho e produtividade dos funcionários, em quais dados confiar? Em qual teoria se basear para tomar a decisão de liberar, monitorar ou proibir?
Viu porque algumas empresas estão ficando de cabeça em pé? Muitas perguntas e poucas respostas! Dias atrás, um vídeo no YouTube deu o que falar, trata-se de vídeo real, de um funcionário que abriu um e-mail de fotos sensuais de uma modelo, durante a exibição ao vivo de um noticiário americano:
É inegável que a internet é uma ferramenta que rompe fronteiras, uni pessoas, é fonte de diversos tipos de informação, além é claro, entreter. Agora é necessário muito bom senso na hora de utilizá-la na empresa.
O Globalizar criou uma lista de 10 dicas para que você possa utilizar a internet sem medo na sua empresa:
-
Saiba qual é a política de uso da internet na sua empresa antes de efetuar acessos de interesse pessoal;
-
NUNCA acesse sites de sexo, violência, jogos e afins;
-
Não utilize programas que ‘driblem’ o firewall da empresa, tais programas são facilmente detectados e podem causar vulnerabilidade na rede;
-
JAMAIS fale mal dos seus superiores ou colegas de trabalho em suas redes sociais, tal comportamento é motivo de demissão por justa causa ou ainda pode pagar um mico igual a este.
-
Reserve tempo e horário pré-determinados para acessos pessoais, dê preferência ao horário do almoço, fora deste horário seja breve;
-
Não transfira dados confidenciais (sem permissão) à terceiros, o uso indevido de informações da empresa, são passíveis de demissão por justa causa e processo judicial;
-
Ao abrir e-mails certifique-se do conteúdo e remetente, coisas do tipo do vídeo acima acontecem, evitar que aconteçam é sua obrigação;
-
Não efetue download de softwares comerciais ou qualquer outro material cujo direito pertença a terceiros (copyright), sem ter um contrato de licenciamento ou outros tipos de licenças.
-
Evite encaminhar aos seus colegas de trabalho e-mails de piadas, arquivos de PowerPoint (os famosos PPS). Tal atitude denota falta de profissionalismo e pode transparecer ociosidade da sua parte.
-
Use a internet de forma produtiva, para se atualizar de informações que irão beneficiar seu trabalho e agregar valores como profissional. Em suma, use o bom senso!
E você, qual dica daria para quem acessa a internet no trabalho? Algo parecido com o que aconteceu no vídeo, aconteceu com você ou um conhecido? Conte pra gente, comente…
Sobre o Autor:![]() |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |