Top Five - Marketing #Fail nas Mídias Sociais

Postado por Cleber Henrique em 01/06/2010

A gente já sabe que todo o avanço da tecnologia e a forma que nos comunicamos atualmente, gerou diversas mudanças e revoluciona a maneira em que as empresas se relacionam com seus clientes ou público alvo. As mídias sociais são um dos principais agentes que fazem parte desta revolução e nunca o termo Globalização, fez tanto sentido quanto agora. Ao mesmo tempo em que a velocidade e o alcance dos meios de comunicação podem proporcionar resultados positivos, o inverso também pode acontecer...

Intercâmbio a Série

Postado por Cleber Henrique em 03/04/2010

O Globalizar estreia hoje a sua primeira série, a Série Intercâmbio. Já havíamos comentado aqui no blog a importância desta experiência no exterior, para dar um up na sua carreira e de quebra curtir aquela viagem inesquecível. São vários destinos, diversas modalidades, para todas as idades e objetivos diferentes, a série terá como meta, te guiar nesse caminho das pedras. Indicando destinos, agências, dando dicas e como funcionam os procedimentos para a emissão do visto e permanência nos países, entrevistas com ex-intercambistas...

Oportunidades de Trabalho

Postado por Cleber Henrique em 28/03/2010

O Globalizar já tentou te dar uma luz na escolha da sua profissão, mostrou como aprender inglês de graça, sem gastar uma moedinha sequer. Deu umas dicas de como montar um currículo bacanudo. Agora que você já está encaminhado pro estrelato no mercado de trabalho, é hora de procurar as melhores oportunidades de trabalho não é mesmo?! Pois bem, separamos 5 serviços da nossa amada internet, que centralizam as melhores oportunidades de trabalho das maiores empresas do país:...

Lady Gaga e o Marketing

Postado por Cleber Henrique

O assunto mais comentado desde ontem nas redes sociais, foi a estreia do videoclipe Telephone da Lady Gaga com a não menos famosa Beyoncé. Agora vocês devem estar se perguntando: “Ok, mas o que cargas d’águas isso tem a ver com o Globalizar S/A?!” Bom, quem viu o vídeo pode perceber a inclusão de várias marcas, durante os mais de nove minutos da produção. Até a edição deste post, o vídeo já havido sido visto por pouco mais de 5 milhões de pessoas, em menos de 48 horas. Das marcas que consegui perceber foram:...

Como Elaborar um Currículo

Postado por Cleber Henrique

O currículo é a principal forma de seleção nas empresas, é ele que irá dar uma ideia de seu perfil como profissional de forma rápida e objetiva. Um bom currículo pode ser definitivo, para a marcação daquela tão sonhada entrevista. E para te ajudar a não pagar nenhum mico e dar um empurrãozinho, na busca de uma nova oportunidade de trabalho, o Globalizar separou 10 dicas...

Aprendendo Inglês de Graça

Postado por Cleber Henrique

Já comentamos aqui no Globalizar, a importância do inglês como ferramenta de crescimento pessoal e profissional. É bem verdade que as empresas atualmente estão cada vez mais exigentes, e diversificando as formas de seleção dos profissionais. Em um mercado altamente competitivo, é importante estar sempre um passo a frente. Dominar o inglês é uma das formas de se estar a frente de seus concorrentes, ou pelo menos no mesmo páreo...

Escolhendo uma Profissão

Postado por Cleber Henrique

Que atire a primeira pedra aquele que nunca ouviu a famosa frase: “O que você vai ser quando crescer?”. E se pararmos para tentarmos lembrar, veremos o quão diferentes eram as respostas para a mesma pergunta. Você cresceu e esta é uma das perguntas sem resposta pra você? Então, não se desespere porque neste barco não estará sozinho! E a função do Globalizar hoje é tentar te dar um norte na escolha de uma profissão...

A Geração Y

Postado por Cleber Henrique

O mundo exige cada vez mais das empresas e as empresas exigem cada vez mais das pessoas. O mercado, como todos já estão cansados de saber, está cada vez mais exigente e se ser bom era o suficiente, hoje não é mais. Se você fala inglês é melhor estudar espanhol, se tem uma graduação já pode começar a sua Pós. Porque nos dias atuais, lugar para os “mais-ou-menos” já está escasso...

Software de Gestão Financeira

Postado por Cleber Henrique

Muito se diz sobre a necessidade de se ter um controle acirrado nas despesas do dia-a-dia, os economistas e especialistas em orçamento familiar são unanimes ao apontar os malefícios do uso indiscriminado de cartões de crédito, cheque especial e outras ‘facilidades’ financeiras. E para que seja possível controlar e analisar os gastos diários e as movimentações de várias ou uma única conta apela-se para diversos recursos, desde uma anotação minuciosa em um caderninho até a elaboração de planilhas no Excel...

Post - Marketing 3.0Há algum tempo vem se discutindo bastante sobre o verdadeiro papel das empresas com a sociedade, afinal, as responsabilidades de uma empresa estão além de seus portões?! A resposta é cada vez mais certeira: SIM! E não pense que tudo é por filantropia, pelo contrário, a nova forma de marketing é um modelo de negócios, que conta com a participação de todos os envolvidos nos negócios de uma empresa. Agora você me pergunta: E eu com isso?!

 

Bom, em minha opinião tudo, porque empresas não são feitas exclusivamente de prédios, cadeiras, mesas ou computadores. Empresas são formadas por pessoas assim como eu e você, ou seja, se nós mudamos a nossa maneira de pensar, comportar e viver, automaticamente – ou nem tão automático assim – as empresas também mudarão. Nesta semana comecei a ler o livro Marketing 3.0 do Phillip Kotler (fiz até vaquinha pra conseguir comprar, mas não foi preciso rsrsrs), que tenta explicar, organizar e teorizar exatamente essa ideia de nova ordem nas organizações, que de certa maneira segue a consolidação do novo perfil de consumidor, que não mais se satisfaz com empresas que oferecem produtos ou serviços unicamente.

As principais mudanças no perfil do consumidor são (em minha opinião e do Kotler por coincidência rs): 

  • É mais bem informado;
  • A opinião das pessoas é mais importante do que os anúncios das empresas;
  • Está conectado em redes sociais;
  • É ‘promíscuo’, não sendo fiel às empresas e sim a ideais;
  • Exige compromisso e responsabilidade social e ambiental das empresas;
  • São consumidores que saltaram para o topo da Pirâmide de Maslow.

Agora, se existe o Marketing 3.0 provavelmente existem o 1.0 e o 2.0 correto?! Correeeto!!! Piadinha feita, no livro, Kotler faz uma comparação entre estas 3 fases do marketing:

Post - Marketing 3.0 - Tabela

Por fim, a gente pode concluir que a nova onda do marketing, é impulsionada pelo crescente avanço da tecnologia e pela maneira em que o homem vem utilizando destas novas ferramentas para opinar sobre marcas e de criar um novo tipo de relacionamento entre empresas e consumidor. A internet assume papel de protagonista e soma-se com a preocupação mundial de preservação do planeta e a necessidade de se tornar um consumidor ‘ético’, que exige que o produto ofereça benefícios que transformarão a sociedade.

 

Galera, o livro Marketing 3.0 é fascinante e já estou quase terminando de ler, tentei sintetizar ao máximo a ideia principal do livro, o assunto é extenso e por isso a leitura do livro é mais do que recomendada. E a leitura é bem tranquila, como todos os livros do Kotler, que faz um assunto teoricamente técnico ser agradável, ainda mais quando o tema é super atual!

Sobre o Autor:
Cleber Henrique Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento.

blog comments powered by Disqus
Related Posts with Thumbnails
^