Há algum tempo vem se discutindo bastante sobre o verdadeiro papel das empresas com a sociedade, afinal, as responsabilidades de uma empresa estão além de seus portões?! A resposta é cada vez mais certeira: SIM! E não pense que tudo é por filantropia, pelo contrário, a nova forma de marketing é um modelo de negócios, que conta com a participação de todos os envolvidos nos negócios de uma empresa. Agora você me pergunta: E eu com isso?!
Bom, em minha opinião tudo, porque empresas não são feitas exclusivamente de prédios, cadeiras, mesas ou computadores. Empresas são formadas por pessoas assim como eu e você, ou seja, se nós mudamos a nossa maneira de pensar, comportar e viver, automaticamente – ou nem tão automático assim – as empresas também mudarão. Nesta semana comecei a ler o livro Marketing 3.0 do Phillip Kotler (fiz até vaquinha pra conseguir comprar, mas não foi preciso rsrsrs), que tenta explicar, organizar e teorizar exatamente essa ideia de nova ordem nas organizações, que de certa maneira segue a consolidação do novo perfil de consumidor, que não mais se satisfaz com empresas que oferecem produtos ou serviços unicamente.
As principais mudanças no perfil do consumidor são (em minha opinião e do Kotler por coincidência rs):
- É mais bem informado;
- A opinião das pessoas é mais importante do que os anúncios das empresas;
- Está conectado em redes sociais;
- É ‘promíscuo’, não sendo fiel às empresas e sim a ideais;
- Exige compromisso e responsabilidade social e ambiental das empresas;
- São consumidores que saltaram para o topo da Pirâmide de Maslow.
Agora, se existe o Marketing 3.0 provavelmente existem o 1.0 e o 2.0 correto?! Correeeto!!! Piadinha feita, no livro, Kotler faz uma comparação entre estas 3 fases do marketing:
Por fim, a gente pode concluir que a nova onda do marketing, é impulsionada pelo crescente avanço da tecnologia e pela maneira em que o homem vem utilizando destas novas ferramentas para opinar sobre marcas e de criar um novo tipo de relacionamento entre empresas e consumidor. A internet assume papel de protagonista e soma-se com a preocupação mundial de preservação do planeta e a necessidade de se tornar um consumidor ‘ético’, que exige que o produto ofereça benefícios que transformarão a sociedade.
Galera, o livro Marketing 3.0 é fascinante e já estou quase terminando de ler, tentei sintetizar ao máximo a ideia principal do livro, o assunto é extenso e por isso a leitura do livro é mais do que recomendada. E a leitura é bem tranquila, como todos os livros do Kotler, que faz um assunto teoricamente técnico ser agradável, ainda mais quando o tema é super atual!
Sobre o Autor:Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |