Que atire a primeira pedra aquele que nunca ouviu a famosa frase: “O que você vai ser quando crescer?”. E se pararmos para tentarmos lembrar, veremos o quão diferentes eram as respostas para a mesma pergunta. Você cresceu e esta é uma das perguntas sem resposta pra você? Então, não se desespere porque neste barco não estará sozinho! E a função do Globalizar hoje é tentar te dar um norte na escolha de uma profissão.
Mesmo que isto soe um tanto quanto arcaico, principalmente para a Geração Y, a escolha da profissão ainda é um fator decisivo para o sucesso de uma carreira. Essa decisão não tem tempo certo e tão pouco existe uma receita de bolo para que a escolha seja certa e decisiva, tempo e escolha são duas variáveis que dependem de cada pessoa.
Agora antes que se sinta perdido de tudo, pare e tente responder as seguintes perguntas:
- O que você mais gosta de fazer? É possível alinhar este gosto à sua futura profissão?
- Você já realizou alguma pesquisa sobre as possíveis carreiras a seguir?
- Na escola, quais as matérias que possuía mais aptidão e interesse?
- Quais são os seus interesses atuais que provavelmente irão lhe acompanhar daqui 10 anos?
- Quais são as suas disponibilidades financeiras e de tempo? Serão necessárias mudanças drásticas? Quais?
Respondidas às perguntas, pare para refletir sobre as respostas, elas com certeza irão lhe tirar a possível sensação de desespero!
Como já passei por essa fase tenebrosa da escolha, me sinto a vontade em dar algumas dicas que me ajudaram a escolher o meu curso, numa decisão mais madura e acertada:
- Converse com pessoas que já escolheram as suas respectivas profissões, procure conversar com aquelas que escolheram os mesmos cursos dos quais você tem dúvida na escolha. Elas lhe darão uma visão mais prática do que as informações apresentadas nos planos de cursos das universidades.
- Visite as faculdades e universidades, agende uma conversa com os coordenadores dos cursos de seu interesse, a escolha da instituição em que fará o curso ainda é sim um diferencial no mercado de trabalho.
- Interaja com outras pessoas que estão passando pela mesma situação que a sua, elas provavelmente terão as mesmas dúvidas que você e outras em que nem havia pensado. O Orkut ainda é uma fonte rica para essa interação, outras redes como o Facebook, Twitter e Linkedin também são ótimas opções.
- Faça um teste vocacional, existe a opção de fazê-lo com um profissional de RH ou com um psicólogo, mas esta é uma opção mais cara. Na internet você tem opções gratuitas como a disponibilizada pelo consultor Carlos Martins. Vale ressaltar que o resultado obtido no teste é somente mais um elemento de apoio à sua tomada de decisão e não um resultado absoluto que deve ser seguido isoladamente.
- Ouça a opinião dos seus pais, amigos e parentes. Ouvi-los não quer dizer que deve seguir o que disserem, ouvir a opinião de pessoas que te conhecem e te querem o melhor pode ajudar. Alguns pais tentam influenciar na decisão dos filhos, isso é normal, mas a decisão final é sua!
Vale ressaltar que a formação de uma carreira e a escolha de uma profissão independe de um curso superior, salvo as profissões que exigem a formação acadêmica. De qualquer forma, existem outras opções para aqueles que não querem ou não podem enfrentar quatro ou cinco anos para poderem se dedicar aos estudos. Para estas pessoas uma boa alternativa são os cursos técnicos, que tem duração entre dois ou dois anos e meio, o tempo depende do curso e da instituição. O vídeo abaixo mostra o mestre Gehringer falando um pouco sobre a escolha entre um curso técnico ou a faculdade:
Por fim, selecionei outro vídeo do Max, da excelente série exibida no programa Fantástico da Rede Globo, que fala sobre a importância da formação do profissional:
O Guia do Estudante e o Você S/A ambos da editora Abril são bem bacana, o primeiro possui várias análises dos mais diversos cursos e áreas, além de contar com dicas de profissionais de RH e psicólogos. O segundo fala sobre assuntos relacionados ao dia-a-dia do trabalho de diversas profissões, com cases e entrevistas com os CEO’s de diversas empresas.
O Minha Carreira é um blog que gosto bastante, que fala sobre alguns elementos que compõe a carreira de muito profissionais.
E você, quais dúvidas ainda restaram para escolher a sua profissão? Quais são as suas opções de escolha? Tem alguma dica e quer dividir conosco? Deixe um comentário….
Sobre o Autor:![]() |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |