Quem nunca pensou em trabalhar no conforto de casa, sem correria para sair e livre de engarrafamentos?! Quase todos né? Existe um seleto grupo de pessoas que podem usufruir destas vantagens de se trabalhar em casa, segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho, essa modalidade de trabalho cresce 10% ao ano. Agora não se engane que o fato de se trabalhar em casa significa somente mordomias e descompromisso com horários, pelo contrário! O trabalho a distancia deve ser encarado de forma responsável, madura e consciente e a adaptação do ambiente é um dos pontos relevantes para se ter ganhos de produtividade.
A Revista Casa, especialista em decoração de ambientes, dá algumas dicas de como melhor adaptar a sua casa em um escritório de trabalho, selecionamos as dicas mais pertinentes:
- Não converta um quarto em escritório. O ideal é criar entradas independentes, um ambiente agradável e móveis adequados.
- Tenha disciplina, esse pode ser o sinônimo de maior tranquilidade no dia-a-dia e produtividade.
- Estipule horários de trabalho e de lazer e siga-os a risca.
Outro ponto que deve ser levado em consideração se deve a infraestrutura tecnológica necessária para a realização de trabalhos remotamente. Dependendo das funções desempenhadas ou da necessidade de acesso aos servidores da empresa, uma internet de banda larga é indispensável.
Em seguida, você pode conferir algumas dicas e experiências do consultor Mario Persona:
Além da comodidade, o Home Office pode ser um grande trunfo para as empresas no que se refere a redução de custos. Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, as empresas poderiam adicionar mais de US$ 260 bilhões por ano em suas margens de lucro com a adesão ao Home Office, sendo os principais ganhos com a redução do consumo de energia e ganho de produtividade.
Entretanto, o grande entrave para a disseminação do Home Office no Brasil, é o fato desta modalidade de trabalho não ser regulamentada pela CLT, o que faz com que as empresas fiquem temerosas com processos judiciais. O projeto de lei 102/07 tramita na câmara e visa disciplinar o trabalho remoto no Brasil, só resta saber quando a lei será aprovada, com ela, as empresas e os profissionais só tendem a ganhar!
E você, o que acha de trabalhar em casa? Já trabalhou ou gostaria de trabalhar em Home Office?
Sobre o Autor:![]() |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |