ATENÇÃO: Galera, só hoje vi que o feed do Globalizar está com redirecionamento errado. Então, se você está lendo este post através do Google Reader, FriendFeed, Outlook, FeedDemon ou está lendo do blog mesmo e tem assinatura do feed do blog, deve reconfigurar a assinatura para o endereço padrão: http://feeds.feedburner.com/globalizarsa.
Todos os outros feeds serão válidos até o dia 15/06/10, após essa data serão cancelados. Peço desculpas pelo incomodo, mas a mudança é para manter a qualidade do redirecionamento para os assinantes. Obrigado!
Não sabe o que são Feeds?! Te explico, só continuar lendo:
A internet é dinâmica e por dia nos deparamos com inúmeros sites/blogs que possuem conteúdos que são interessantes e que despertam a nossa vontade de acompanhar as próximas atualizações. Uma das formas frequentemente utilizada pelos usuários, é salvar nos favoritos do seu browser o site que gostou. Porém, este recurso é limitador, uma vez que, se não estiver em seu computador não terá acesso, além de não saber se determinado site favoritado foi atualizado ou não, fazendo com que você entre no site ou blog desnecessariamente.
O que são Feeds?
Imagine a possibilidade de centralizar em somente um lugar todos os seus blogs e sites favoritos e poder acessá-los de qualquer lugar e saber na hora quando forem atualizados! Isso com certeza iria lhe poupar tempo, e dinamizar a forma em que se atualiza! É aí que entram os Feeds – do inglês “alimentador” – ou também conhecidos como XML, RSS, Atom, Syndication, são eles que permitirão ‘alimentar’ os agregadores. A Wikipédia fornece uma definição completa do que são os feeds.
Agregadores de feeds!
Atualmente existem infinitos agregadores que oferecem a possibilidade de ‘salvar’ as suas assinaturas de feeds para leitura, porém, de todos eu recomento o Google Reader. O acesso ao Google Reader é feito através da sua conta Google, então se você tem Orkut ou Gmail é só utilizar o login e senha que utiliza para acessar estes serviços. E para acessá-los basta ter acesso à internet, agora se você quer ter a possibilidade de lê-los off-line, eu indico o FeedDemon, que sincroniza os seus feeds com o Google Reader evitando a duplicidade de assinaturas e agregadores.
A disponibilidade de um feed é percebida quase que por padrão nos blogs e sites, no Globalizar há diversas formas de saber qual é a URL do nosso feed:
Clique aqui para ampliar!
Ao clicar nos links ele automaticamente te leva a página do feed, mas ele ainda não está assinado, para isso tem que escolher o seu leitor, no caso do Google Reader você deve escolher o ícone do Google, conforme na imagem abaixo, depois é só seguir as instruções que irão aparecer até receber a confirmação da assinatura:
Clique aqui para ampliar!
A vantagem do Google Reader é que mesmo que não encontre a URL do feed, basta digitar a URL do site ou blog, ele reconhece automaticamente a URL do feed e efetua a inscrição!
Clique aqui para ampliar
Notificadores de Atualizações
E pra facilitar ainda mais e saber enquanto navega, quando os feeds assinados pelo Google Reader são atualizados, eu indico os plugins para navegadores pro Chrome, Firefox e pro Internet Explorer eu não achei nenhum (normal)!
Então você que não sabia o que era Feed e vai começar a testar não perca tempo!
E não esqueça de acompanhar o Globalizar S/A pelo seu leitor também!
Sobre o Autor:![]() |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |