Hoje, dia 20 de janeiro de 2009, entrou para história como o dia em que tomou posse o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Sem dúvidas o cenário o qual Barack Obama assume este posto não é um dos melhores, o novo presidente dos EUA terá como desafio enfrentar a maior crise financeira da história do capitalismo, além de uma guerra inacabada, dentre outros problemas deixados pelo seu antecessor Bush.
Em seu discurso de posse, Obama diz que o mundo mudou e precisamos mudar com ele, além de afirmar que a crise é consequência da cobiça e da irresponsabilidade de alguns.
Um pouco mais adiante Obama diz que a América escolheu a esperança acima do medo […] e isso me soou meio familiar, à vocês não???
Brincadeiras à parte, o discurso de Obama foi humano e direto, defendeu mais controle ao mercado financeiro e lembrou dos tempos em que os negros não poderiam ser atendidos em restaurantes frequentados por brancos, e que graças à liberdade conquistada, estavam ali reunidos para fazer o juramento mais sagrado.
Hoje o planeta estava com os olhos na América, e Obama se resguardou em dizer que os problemas da economia não serão resolvidos facilmente ou em um curto período de tempo, mas garantiu que serão resolvidos. O mundo espera ansioso e um pouco mais otimista.
Sobre o Autor:Veja também:
Publicidade
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |