Ter responsabilidade e compromisso com seus clientes é obrigação de qualquer empresa, entretanto, para se destacar das demais e reservar o seu espaço, é necessária muita criatividade e espírito colaborativo. O título deste artigo sugere, a primeira vista, aquele velho chavão de que empresas felizes produzem mais e mimimi. Isso é óbvio, não é preciso entender muito de técnicas administrativas para constatar isso. A discussão a ser levantada é: empresas bem humoradas, são levadas mais a sério?!
Em um artigo escrito para a revista Exame, o empresário Richard Branson, fundador do grupo Virgin, relembrou uma ação de marketing no mínimo interessante da sua empresa. Na época, a Virgin era uma empresa de aviação de um único avião e precisava se desdobrar com o casto orçamento de marketing. Dentre várias ações que envolviam muita criatividade e um certo humor ácido, vale destacar a da foto ao lado. A inauguração da London Eye, a famosa roda gigante de Londres, era patrocinada pela concorrente gigante British Airways, porém, os engenheiros não conseguiam erguer a estrutura. A Virgin não pensou duas vezes, simplesmente apareceu com um dirigível com os dizeres: “BA CAN’T GET IT UP” ou “A BA NÃO CONSEGUE LEVANTAR”. Não demorou para que a Virgin roubasse o foco das atenções nos noticiários. Hoje a Virgin é uma das mais bem sucedidas empresas americanas, que possui um dos core business mais diversificados que conheço.
E porque não comparar a bem sucedida forma de apresentar do Tiago Leifert? Pra quem é de São Paulo, já está acostumado com o jeito irreverente do apresentador, que vem conquistando a moçada do resto do país, na apresentação da Central da Copa na Rede Globo. E até da própria emissora que - mesmo que seja uma estratégia forçada em reverter o impacto negativo – levou de forma bem humorada e fora dos padrões Globo o caso CALA BOCA GALVÃO.
A lição que Branson e Tiago nos dão é: “Tente levar a si mesmo e a sua empresa de forma menos carrancuda. Você ficará surpreso ao ver quanta gente vai encará-lo com mas seriedade a partir desse momento”.
Sobre o Autor:Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |