Resolvi fugir do óbvio e o primeiro destino que falarei não serão os Estados Unidos. Muitos o conhece só pelas piadinhas do tal do Emanuel, mas se engana quem pensa que os nossos padrinhos são o que se conta em nossas piadas. Portugal está um oceano de distancia, mas é possível ver muitas semelhanças com a nossa terrinha! A língua, o clima, a comida (?), enfim, Portugal é a terra de Camões e do pastel de Santa Clara e é pra lá que hoje o Globalizar embarca!
Portugal carrega a fama de ter uma das mais tradicionais universidades da Europa, a Universidade de Coimbra e se o seu objetivo é fazer um intercâmbio de estudos, fique ligado! Para estudar e trabalhar no país é necessário que se obtenha o visto de residência lá em Portugal mesmo, no site da embaixada você encontra informações detalhadas. É claro que a Universidade de Coimbra não é a única opção, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, disponibiliza em seu site de maneira muito organizada todas as instituições de ensino do país, vale uma pesquisa!
Conforme dados divulgados pela embaixada de Portugal, o país em 2001 recebeu 12,1 milhões de turistas, sendo 120 mil turistas brasileiros e é o 17º destino turístico no mundo. Não há dúvidas de que Portugal possui vários requisitos, que a coloca com um destino a ser escolhido para o seu intercâmbio. E pra tirar algumas dúvidas e saber como é viver em Portugal, o Globalizar conversou com a @JehPlagiai. Confere aê:
(Tá ceguinho?! Clique aqui para ampliar)
Conversando com a Jéssica, ela contou que uma de suas maiores frustrações em Portugal, foi em relação aos estudos. Como ela disse na entrevista, ela saiu daqui do Brasil após formar o ensino médio, porém o processo seleção de nas universidades de Portugal é bastante exigente. Segundo ela o ‘vestibular’ é um exame, onde cada curso possui as matérias obrigatórias e então o candidato realiza os exames destas matérias. O resultado dos exames, são somados com as notas do ensino secundário (equivalente ao ensino médio aqui no Brasil). Conforme a Jéssica contou, para os imigrantes é feita uma equivalência das notas obtidas na formação no Brasil, as médias são somadas aos exames da universidade portuguesa escolhida. Já os processos para pós-graduação são menos complicados, é só apresentar uma "’Carta Curriculum’ e esperar a análise da universidade.
A Jéssica planeja cursar Letras e está analisando uma universidade brasileira que realiza o curso via internet, mas antes está verificando se as universidades portuguesas reconhecerão o curso, para a realização da pós. Ela indicou um bocado de lugar bacana pra conhecer por lá, como Armação de Pêra, Algarve, Vilamoura são opções pros jovens que curtem praias e sol (a partir de julho). No blog da Jéssica, ela conta algumas histórias e curiosidades de Portugal, uma que achei muito interessante é o ‘aluguel’ de bicicletas. Passa lá no blog dela e dá uma conferida, vale a pena!
O Globalizar agradece a participação da Jéssica que foi super atenciosa e fixe, mandando as fotos, respondo à entrevista e tudo mais. E pra interagir é mole, só dar follow nela lá no Twitter.
Muito obrigado Jéssica!
Resumo:
- Idioma Oficial: Português
- Moeda: Euro
- Capital: Lisboa
- Fuso Horário: +3 horas em relação ao horário de Brasília
- População: 10.651.121 (Censo de 2008)
E o que achou de Portugal, é um de seus destinos? Já viajou pra terrinha? Então compartilhe com a galera como foi!
Sobre o Autor:![]() |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |