O Globalizar estreou a série intercâmbio e antes de falarmos sobre os destinos, primeiro falaremos do item primordial para que você possa sair do Brasil de forma legalizada! Para os países do Mercosul dispensa-se a apresentação do passaporte, sendo liberado o acesso mediante apresentação do documento de identidade oficial brasileiro. Se você já se adiantou e já tem um passaporte válido ou porque fez uma viagem ou porque é espertinho mesmo, parabéns! Você já está um passo à frente, mas atente-se para que pequenos detalhes não saiam despercebidos. Agora se é o seu primeiro passaporte, ajuste a cadeira e leia com atenção para os procedimentos de emissão.
Há pouco tempo, a Polícia Federal – órgão responsável pela emissão do passaporte – efetuou algumas mudanças nos procedimentos de emissão e nos sistemas antifalsificação dos passaportes dos brasileiros. Tais mudanças trazem mais segurança e aceitação menos burocráticas de brasileiros em países com regras de migração mais rígidas. O primeiro passo para a emissão do seu passaporte é acessar ao site da Polícia Federal e preencher formulário para o agendamento da sua ida à delegacia, após o preenchimento do formulário será gerado a Guia de Recolhimento para pagamento no valor de R$ 156,07. A tela principal do site já informa os links para requerer a emissão do passaporte.
Os documentos necessários são:
-
Carteira de Identidade ou documento oficial com foto;
-
Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos se houve);
-
Para os homens, comprovante de quitação do serviço militar obrigatório;
-
Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento à União (GRU), que foi emitida juntamente com o formulário de agendamento;
-
Documento de Cadastro de Pessoa Física – CPF.
Fonte: Site Polícia Federal
Não é necessário levar foto, de acordo com os novos procedimentos, a foto será realizada pela própria Polícia Federal. Dentro do prazo de seis dias o passaporte pode ser retirado pessoalmente na Polícia Federal. Agora se você já possui o passaporte atente-se para a validade dele, tanto o passaporte novo quanto o antigo tem validade de cinco anos.
Pronto mais uma etapa vencida, simples não é?! E aí foi tirar o passaporte e teve algum problema? Já tá com o passaporte na mão?! Divida com a galera a sua experiência…
Sobre o Autor:Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |