A série intercâmbio começou na semana passada e já falamos que antes de qualquer coisa é hora de colocar o seu passaporte em dia, porque se vai viajar pra fora do país, ele é primordial. Outra coisa que poupa muita dor de cabeça é escolher e escolher bem a agência que cuidará da sua viagem. Alguns intercambistas optam por resolver todos os tramites por conta própria, a maioria deles são os que já realizaram um intercâmbio e já possuem contatos no país de destino. Fato é que a maioria esmagadora opta pelo auxílio de uma agência especializada.
A agência escolhida será responsável em participar desde o processo de escolha do programa que melhor se encaixa ao seu perfil, a emissão do visto, dentre vários outros processos até o seu retorno ao Brasil. Os serviços que são contratados variam de agência para agência e vários fatores devem ser considerados antes de escolher a empresa, esta escolha não pode ser feita somente em uma visita e sem que sejam levantadas outras informações. Escolher uma empresa confiável e reconhecida pelo mercado, é de suma importância pra que você não tenha dor de cabeça, quando deveria estar curtindo a sua viagem.
Quem pretende fazer um intercâmbio deve se adiantar, a maioria das agências solicitam que os estudantes interessados às procurem com antecedência – em geral de 12 a 6 meses antes da viagem – assim garante-se as melhores vagas, preços, além de um melhor planejamento da viagem. Conversar com pessoas que já participaram é a melhor alternativa para que sejam verificados os resultados na prática de como a empresa cumpriu com as obrigações contratadas. Outra forma de saber a opinião de ex-participantes é entrando nas comunidades de redes sociais como Orkut e Facebook e se ligar no que a galera mais reclama e/ou elogia.
Feita uma ponderação entre os pontos fortes e fracos, em relação aos seus objetivos, é hora de escolher a agência. Separamos as principais e destacamos os serviços e destinos oferecidos:
Fonte: Revista Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association)
Muitas dúvidas surgirão durante toda a preparação da viajem, a dica é não deixa escapar nenhuma delas, por menor que seja. As agências são munidas – ou pelo menos deveriam – de profissionais capacitados a lhe responder à todas elas.
Ainda não escolheu a agência que cuidará do seu intercâmbio? Quais as suas principais dúvidas na hora de escolher uma? Já escolheu a sua agência? Que tal falar com a galera quais os critérios que utilizou para escolher? Nos diga os ponto fortes e fracos. Se já realizou a viagem qual foi o resultado da contratação. Deixe um comentário…
Sobre o Autor:Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |