Não, eu não tentei digitar Geração Y e acabei digitando Geração C, pois é, mais uma letra e mais uma geração. Há algum tempo, essa geração vem tomando conta das escolas, universidades, empresas e está em toda parte, é seu filho, sobrinha, primo ou até mesmo você. Faz parte da Geração C aqueles que nasceram e não sabem o que é viver sem computador, celular, banda larga e outras maravilhas tecnológicas. E é chamada de Geração C porque é a geração da colaboração, da criação, do conteúdo, da conexão!
Já tentou ficar sem internet, celular, iPod, sua câmera digital e outros gadgets e quase pirou?! Suas fontes para se manter informado são blogs e redes sociais e não mais o JN?! É você mesmo quem posta no seu blog novidades do seu bairro, cidade, faculdade? Parabéns você faz parte da Geração C, e frente a tantas mudanças e avanços tecnológicos, nunca tivemos tantas variedades de produtos e serviços. Fazemos parte de um mundo formado por empresas e consumidores, todos munidos de armas poderosas. Por um lado as empresas, que todos os dias se adaptam às frequentes mudanças nos hábitos de seus clientes e que como já dissemos, estão mais exigentes e bem informados. Do outro lado os consumidores, com o poder de promover ou destruir a imagem de uma empresa, usando para isso as redes sociais e sua influência exercida na rede, é o novo marketing boca-a-boca.
E o que as empresas ganham com tantos avanços tecnológicos? Pode-se destacar a redução de custos, tanto na produção de produtos e/ou serviços, quanto no desenvolvimento de estratégias de marketing para a divulgação destes. Recentemente, foram bastante comentadas algumas ações de empresas no Chatroulette, baixo custo e alto alcance, tudo o que um gerente de marketing sonha. É claro que estas ações estão sempre associadas a outras e devem ser desenvolvidas com cautela, uma falha no planejamento e uma reação inesperado do consumidor pode ser desastrosa. Como ocorreu com a Visa, e que mais tarde pode se perceber a força que o consumidor exerce atualmente.
Se as empresas ganham em redução de custos, os consumidores ganham em maior concorrência, empresas que disputam a sua atenção e preferência à tapa. E os consumidores ganham voz, mais que isso, ganham um avatar, uma bio, um background e caracteres infinitos de individualidade!
E você como usa o seu poder de consumidor?! Já passou por alguma situação em que foi atendido depois de algum protesto virtual?! Sabe de alguma outra história bacana e quer dividir com a galera?
Então mostre que faz parte da Geração C e comente, compartilhe!!!
Sobre o Autor:![]() |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |