Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês mais um aprendizado das aulas na universidade, hoje irei falar sobre CRM, uma ferramenta de resultados satisfatórios na manutenção de clientes. Na busca por diferenciais competitivos, as empresas vêem o CRM - Customer Relationship Management ou Administração do Relacionamento com o Cliente – como uma solução no que tange maior fidelização e melhor relacionamento com seus clientes. Como ferramenta do marketing, o CRM tem como foco exclusivo o relacionamento com o cliente, que busca atender cada vez melhor e de forma personalizada o cliente em uma comunicação direta e eficiente.
O CRM é um sistema oriundo do ERP – Entreprise Resource Plannig, ou no velho e bom português: Planejamento de Recursos da Empresa – que são softwares de gestão de negócios como famosíssimo SAP. Pois bem, os softwares de ERP é outro instrumento fundamental para a aplicação de forma eficaz e mais precisa. Através de um atendimento personalizado, a empresa fica ciente das necessidades e interesses dos clientes. Todas essas informações são armazenadas em um banco de dados, onde as áreas responsáveis pelo contato com o cliente terão acesso das informações para análise e tomada de decisão.
Pessoal, é de extrema importância salientar que o sistema de gestão destas informações é um upgrade dos sistemas de automatização de compra e gerenciamento com fornecedor e estoque. Pelo contrário, os sistemas a serem utilizados no CRM são soluções que integram de forma mais completa e complexa as informações necessárias para a customização de atendimento e comunicação com os clientes.
Outra ferramenta de extrema importância do CRM é o telemarketing, que pode ser ativo ou receptivo. O primeiro irá atuar nas áreas de vendas, atualização de dados e afins. O segundo, basicamente, trata da área de atendimento, que esta intrinsecamente ligado ao sistema de call center, que irá servir de ponte para facilitar a comunicação do cliente e fazer com que ele esteja cada vez mais próximo da empresa.
O CRM chega com a proposta de fidelizar o cliente, fazendo com que ele esteja cada vez mais próximo da empresa, satisfeito e se sinta único e importante. Estudos revelam que as empresas perdem em média, 25% de sua clientela a cada ano. Na ânsia de que este número diminua cada vez mais, o CRM chega como ferramenta ideal para tal desafio.
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Sobre o Autor:
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |