Top Five - Marketing #Fail nas Mídias Sociais

Postado por Cleber Henrique em 01/06/2010

A gente já sabe que todo o avanço da tecnologia e a forma que nos comunicamos atualmente, gerou diversas mudanças e revoluciona a maneira em que as empresas se relacionam com seus clientes ou público alvo. As mídias sociais são um dos principais agentes que fazem parte desta revolução e nunca o termo Globalização, fez tanto sentido quanto agora. Ao mesmo tempo em que a velocidade e o alcance dos meios de comunicação podem proporcionar resultados positivos, o inverso também pode acontecer...

Intercâmbio a Série

Postado por Cleber Henrique em 03/04/2010

O Globalizar estreia hoje a sua primeira série, a Série Intercâmbio. Já havíamos comentado aqui no blog a importância desta experiência no exterior, para dar um up na sua carreira e de quebra curtir aquela viagem inesquecível. São vários destinos, diversas modalidades, para todas as idades e objetivos diferentes, a série terá como meta, te guiar nesse caminho das pedras. Indicando destinos, agências, dando dicas e como funcionam os procedimentos para a emissão do visto e permanência nos países, entrevistas com ex-intercambistas...

Oportunidades de Trabalho

Postado por Cleber Henrique em 28/03/2010

O Globalizar já tentou te dar uma luz na escolha da sua profissão, mostrou como aprender inglês de graça, sem gastar uma moedinha sequer. Deu umas dicas de como montar um currículo bacanudo. Agora que você já está encaminhado pro estrelato no mercado de trabalho, é hora de procurar as melhores oportunidades de trabalho não é mesmo?! Pois bem, separamos 5 serviços da nossa amada internet, que centralizam as melhores oportunidades de trabalho das maiores empresas do país:...

Lady Gaga e o Marketing

Postado por Cleber Henrique

O assunto mais comentado desde ontem nas redes sociais, foi a estreia do videoclipe Telephone da Lady Gaga com a não menos famosa Beyoncé. Agora vocês devem estar se perguntando: “Ok, mas o que cargas d’águas isso tem a ver com o Globalizar S/A?!” Bom, quem viu o vídeo pode perceber a inclusão de várias marcas, durante os mais de nove minutos da produção. Até a edição deste post, o vídeo já havido sido visto por pouco mais de 5 milhões de pessoas, em menos de 48 horas. Das marcas que consegui perceber foram:...

Como Elaborar um Currículo

Postado por Cleber Henrique

O currículo é a principal forma de seleção nas empresas, é ele que irá dar uma ideia de seu perfil como profissional de forma rápida e objetiva. Um bom currículo pode ser definitivo, para a marcação daquela tão sonhada entrevista. E para te ajudar a não pagar nenhum mico e dar um empurrãozinho, na busca de uma nova oportunidade de trabalho, o Globalizar separou 10 dicas...

Aprendendo Inglês de Graça

Postado por Cleber Henrique

Já comentamos aqui no Globalizar, a importância do inglês como ferramenta de crescimento pessoal e profissional. É bem verdade que as empresas atualmente estão cada vez mais exigentes, e diversificando as formas de seleção dos profissionais. Em um mercado altamente competitivo, é importante estar sempre um passo a frente. Dominar o inglês é uma das formas de se estar a frente de seus concorrentes, ou pelo menos no mesmo páreo...

Escolhendo uma Profissão

Postado por Cleber Henrique

Que atire a primeira pedra aquele que nunca ouviu a famosa frase: “O que você vai ser quando crescer?”. E se pararmos para tentarmos lembrar, veremos o quão diferentes eram as respostas para a mesma pergunta. Você cresceu e esta é uma das perguntas sem resposta pra você? Então, não se desespere porque neste barco não estará sozinho! E a função do Globalizar hoje é tentar te dar um norte na escolha de uma profissão...

A Geração Y

Postado por Cleber Henrique

O mundo exige cada vez mais das empresas e as empresas exigem cada vez mais das pessoas. O mercado, como todos já estão cansados de saber, está cada vez mais exigente e se ser bom era o suficiente, hoje não é mais. Se você fala inglês é melhor estudar espanhol, se tem uma graduação já pode começar a sua Pós. Porque nos dias atuais, lugar para os “mais-ou-menos” já está escasso...

Software de Gestão Financeira

Postado por Cleber Henrique

Muito se diz sobre a necessidade de se ter um controle acirrado nas despesas do dia-a-dia, os economistas e especialistas em orçamento familiar são unanimes ao apontar os malefícios do uso indiscriminado de cartões de crédito, cheque especial e outras ‘facilidades’ financeiras. E para que seja possível controlar e analisar os gastos diários e as movimentações de várias ou uma única conta apela-se para diversos recursos, desde uma anotação minuciosa em um caderninho até a elaboração de planilhas no Excel...

RedeÉ visível o crescimento das redes sociais na internet e o grande volume de pessoas que usam desta “nova” ferramenta para se comunicarem, informarem e até mesmo se divertirem. Diante de tal crescimento, as empresas começam a enxergar este novo nicho de mercado, porém, de forma bem tímida, começam a interagir com seus potenciais clientes on-line utilizando as redes sociais como veículo. A revista EXAME publicou em sua edição de fevereiro, um artigo sobre  esta nova tendência. No artigo de Lucas Amorim, é citada uma pesquisa na qual foi constatado que 60% das 189 maiores empresas do mundo utilizam de ferramentas tradicionais de marketing para divulgarem seus produtos e serviços e se relacionarem com seus clientes. Das 189 empresas pesquisadas, apenas 13% consideraram importantes as redes sociais em suas ações de marketing.

 

Apesar da cautela da maioria das empresas, é possível notar alguns cases, onde a estratégia adotada, foi de fundamental importância para o sucesso do investimento, a exemplo a AmBev, dona da marca Skol, que criou o festival de música eletrônica Skol Beats, e em sua última edição utilizou da rede social criada pela empresa, para interagir com os participantes que ajudaram a produzir a festa. A BMW por sua vez – após pesquisas revelarem que o boca-a-boca era o fator influenciador das vendas da marca – decidiu criar uma rede social que privilegiava os donos aficionados do modelo Mini. No caso da BMW, conseguiu-se criar uma relação entre os comentários positivos e o aumento das vendas, assim como os comentários negativos e diminuição das vendas.


Conseguir avaliar o retorno financeiro, é sem dúvida o grande desafio ao se investir em estratégias de marketing utilizando as redes sociais. Porém, do meu ponto de vista, é de crucial importância que certas empresas comecem a demarcar o seu espaço nesta rede, a estratégia adotada não necessariamente deve ser acompanhada de uma expectativa de retorno financeiro imediato e sim acompanhada de uma tentativa de angariar futuros consumidores.


Ao usar o Twitter, Orkut, MySpace fica visível a influência da opinião de certos membros das comunidades virtuais no comportamento de consumo dos internautas. Vale ressaltar o comentário – muito pertinente por sinal – do americano Josh Bernoff, co-autor do livro Groundswell – Winning in a World Transformed by Social Technologies que aconselha as companhias que pretendem investir no mundo das sociedades virtuais:


  • Conhecer a fundo os costumes de seus clientes;
  • Utilizar de temas que despertem o interesse do consumidor;
  • O que funciona para determinada empresa e produto, pode não funcionar para outro.

    Outro ponto a se destacar, é a importância das pesquisas realizadas para que se definam as estratégias adotadas pelas companhias ao adentrar neste novo mundo. Para a alegria do meu professor de Pesquisa de Mercado – Mr. Glauco – as pesquisas foram pontos cruciais para a adoção das táticas de abordagem do consumidor.


    E você, considera importantes as redes sociais como ferramenta de marketing? Você é influenciado por opiniões de pessoas nas comunidades que frequenta?
    Crie sua conta no 4Shared agora!

    Sobre o Autor:
    Cleber Henrique Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento.

    blog comments powered by Disqus
    Related Posts with Thumbnails
    ^