Criado pela a agência alemã Scholz & Friends, o vídeo abaixo mostra de forma resumida e criativa a evolução do marketing ao longo do tempo.
Anos atrás, somente o fato de anunciar um produto na TV em horário nobre era o bastante para conquistar o mercado e cativar o consumidor, que por sua vez, mantinha um certo laço de lealdade à marca. Entretanto, nos dias atuais o marketing se desenrola de maneira extremamente complexa: as ferramentas de comunicação com o consumidor se multiplicaram, assim como os produtos disponíveis no mercado.
O perfil do do consumidor também mudou no decorrer dos anos, e hoje nos deparamos com a sua atual complexidade e exigência, um consumidor que tende a optar por marcas que transmitam novos valores e ideais.
O marketing se reinventa com este novo consumidor, que está cada vez mais “plugado” e usa as redes sociais para propagar o conhecimento, impressões e preferências. No mais, assistam ao vídeo que é bem bacana.
PS: Adorei a frase na camisa do consumidor no finalzinho do vídeo: “Stop the spam”.
Dica do Brainstorm#9 |
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |