Eles são de Los Angeles, a cidade do pecado, se formaram em 1995, o primeiro hit Where Is the Love estourou em 2003 e de lá pra cá é sucesso atrás de sucesso. É lançar uma música e PIMBA, lá estão eles no topo da Billboard, tocando em todas as rádios e baladas. Na segunda quinzena de maio a Revista Exame, publicou uma matéria falando do sucesso do grupo nos palcos e fora dele, além de apresentar os dotes de marketeiro (sem pejoratividade) do líder will.i.am. Em apenas 22 shows, a banda chegou a faturar cerca de 18 milhões de dólares, e não para por aí.
É de se impressionar com a capacidade de will de fazer negócios e atrair patrocinadores para a banda. BlackBerry, Bacardi e Sansung formam parte do time de peso de parceiros de publicidade com o grupo. Há um tempo, vem se discutindo a questão da pirataria e as estratégias arcaicas em que as gravadoras insistem em manter para gerarem lucro. É inevitável, não há como frear os milhões de downloads de músicas e filmes pela internet, o que resta são alternativas que beneficiem a todos: banda, gravadora e os ouvintes. Mas parece que o Black Eyed Peas já percebeu isso, assim como outros artistas como Lady Marketing Lady Gaga.
O Black Eyed Peas ainda entra na onda das redes sociais e lançou a sua própria, o Dipdive. A rede é uma ideia do próprio will e é um canal para falar e divulgar músicas, como se estivesse no Facebook ou no Twitter, além de poder criar um blog pelo site. Empreitadas como estas, provam que é necessário estar sempre inovando e se depender do Black Eyed Peas, inovação é o que não vai faltar!
No mais, leiam a matéria da Exame e saiba com mais detalhes sobre a banda que se transformou em uma empresa, com ótimos resultados financeiros e há quem diga, musicais!
Sobre o Autor:Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |