Este post é parte do trabalho acadêmico apresentado por mim à disciplina de Gestão Promocional ministrada pela Doutora Angélica Bicalho do curso de Administração da Puc Minas. (Nota: 10/10)
Outdoors, panfletos, anúncios em jornais e revistas, propagandas em rádio e TV já estão se tornando ferramentas de marketing da velha mídia. Sim, este é o termo que já é usado pelo s profissionais de marketing para diferenciar as ferramentas utilizadas para a divulgação de produtos e serviços antes do “boom” da internet nos anos 90. Se existem as velhas mídias, então quais seriam as novas mídias? A Internet é o principal canal de distribuição de conteúdo ou um novo canal de distribuição de comunicação, mas os celulares também estão se juntando a esta nova convergência das mídias e mais recentemente no Brasil a TV Digital poderá ganhar espaço e se tornar uma poderosa ferramenta para distribuição de conteúdo publicitário em massa.
Um caso de sucesso da aplicação do marketing digital como forma de inovar e conquistar a preferência de um determinado público alvo é o caso da Camiseteria. Empresa criada com o conceito da Web 2.0 que para conquistar seus clientes, aposta em intervenções nas redes sociais como o Orkut, Facebook, blogs e microblogs como o Twitter. A empresa ganha assim grande interação com o cliente e esse por sua vez aprecia uma experiência diferenciada de compra, um dos exemplos de interação é a possibilidade de se tornar um modelo da marca no site da empresa, para isso basta tirar uma foto usando a camisa da marca e enviar através do site. Além de aparecer no site (www.camiseteria.com) o cliente ganha R$ 2,00 de desconto na próxima compra.
Empresas como Nike, Coca-Cola que antes somente interagiam e divulgavam seus produtos e serviços no mundo ‘real’, também ganham espaço no mundo virtual. A Coca-Cola recentemente lançou uma campanha que integra dois formatos de mídia, a internet e os cinemas. Em parceria com os produtores do filme Avatar – filme com estreia mundial marcada para 18 de dezembro de 2009 – a Coca-Cola lançou uma edição especial da embalagem da Coca-Cola Zero, que traz o código AVTR de realidade aumentada e uma URL para ativar a interação da embalagem com uma webcam.
Cada vez mais a internet é invadida por empresas que buscam um espaço para divulgarem seus produtos e novas estratégias são adotadas para o sucesso desta divulgação. A internet pode ser uma ótima opção de marketing para pequenas empresas devido ao baixo custo de gerenciamento e implementação. Contudo, vale destacar que grande parte das estratégias adotadas está em fase de maturação uma vez que a internet é um meio em constante crescimento e mudanças.
A íntegra do trabalho pode ser vista aqui.
Sobre o Autor:Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |