Ahh! Se você está achando que este post é mais um daqueles longo e maçantes textos explicativos, mais um definição de uma coisa que nunca ouviu falar, vou tentar fazer com que fique menos chato. É que na verdade este tema me chamou bastante atenção e desde que vi o vídeo e mais tarde descobri que se tratava de marketing viral queria postar aqui. Bom, em 30 de agosto de 2007, o usuário do portal de vídeos YouTube, Levinator25, postou o vídeo “Tiger Woods PGA Tour 08 Jesus Shot”. Na verdade o vídeo postado por Levinator25 mostrava um bug no jogo da Eletronic Arts conhecido como “Jesus Shot”.
O bug simplesmente faz com que Tiger Woods ande sob a água e de lá arremesse sem maiores problemas direto pro buraco. Após tirar sarro do jogo, Levinator25 teve uma resposta no mínimo brilhante da EA, que aproveitou para divulgar a versão 2009 do jogo. No vídeo a EA demonstra que na verdade o bug não é bem um bug, mas que o Tiger que é bom mesmo. Só pra registrar, o vídeo da EA até momentos antes da publicação deste post já possuía 2.682.493 de exibições contra 747.369 exibições do vídeo de Levinator25.
Vídeo de Levinator25
Resposta da EA
Marketing Viral pode ser resumido neste exemplo, basicamente trata-se de uma estratégia adotada por empresas que usam de redes sociais como blogs, Orkut, YouTube, entre ouros, para divulgarem a sua marca. Da mesma forma em que acontece com o Marketing de Guerrilha a marca é mostrada de forma implícita e tem como objetivo fazer com que a informação - seja ela um vídeo, um texto, ou qualquer que seja o meio utilizado – se espalhe por esta rede como um vírus que contagia quem recebeu a informação e passará para outro e assim sucessivamente.
O viral é uma modalidade recente do marketing e vem sendo usada cada vez mais, pois conta como principal ferramenta um dos meios de comunicação que mais cresce em números de usuários e abrangência, a internet. Atualmente, percebi algumas tentativas desastrosas de se criar um viral, como exemplo o vídeo da Nike que coloca a atriz Taylor Momsen da série “Gossip Girls” pra escalar muros na tentativa de fugir de fotógrafos que a perseguiam . Na minha humilde opinião bem fraquinho, mas se a intenção era que se espalhasse pela net até que tá funcionando né ??!!!
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |