Top Five - Marketing #Fail nas Mídias Sociais

Postado por Cleber Henrique em 01/06/2010

A gente já sabe que todo o avanço da tecnologia e a forma que nos comunicamos atualmente, gerou diversas mudanças e revoluciona a maneira em que as empresas se relacionam com seus clientes ou público alvo. As mídias sociais são um dos principais agentes que fazem parte desta revolução e nunca o termo Globalização, fez tanto sentido quanto agora. Ao mesmo tempo em que a velocidade e o alcance dos meios de comunicação podem proporcionar resultados positivos, o inverso também pode acontecer...

Intercâmbio a Série

Postado por Cleber Henrique em 03/04/2010

O Globalizar estreia hoje a sua primeira série, a Série Intercâmbio. Já havíamos comentado aqui no blog a importância desta experiência no exterior, para dar um up na sua carreira e de quebra curtir aquela viagem inesquecível. São vários destinos, diversas modalidades, para todas as idades e objetivos diferentes, a série terá como meta, te guiar nesse caminho das pedras. Indicando destinos, agências, dando dicas e como funcionam os procedimentos para a emissão do visto e permanência nos países, entrevistas com ex-intercambistas...

Oportunidades de Trabalho

Postado por Cleber Henrique em 28/03/2010

O Globalizar já tentou te dar uma luz na escolha da sua profissão, mostrou como aprender inglês de graça, sem gastar uma moedinha sequer. Deu umas dicas de como montar um currículo bacanudo. Agora que você já está encaminhado pro estrelato no mercado de trabalho, é hora de procurar as melhores oportunidades de trabalho não é mesmo?! Pois bem, separamos 5 serviços da nossa amada internet, que centralizam as melhores oportunidades de trabalho das maiores empresas do país:...

Lady Gaga e o Marketing

Postado por Cleber Henrique

O assunto mais comentado desde ontem nas redes sociais, foi a estreia do videoclipe Telephone da Lady Gaga com a não menos famosa Beyoncé. Agora vocês devem estar se perguntando: “Ok, mas o que cargas d’águas isso tem a ver com o Globalizar S/A?!” Bom, quem viu o vídeo pode perceber a inclusão de várias marcas, durante os mais de nove minutos da produção. Até a edição deste post, o vídeo já havido sido visto por pouco mais de 5 milhões de pessoas, em menos de 48 horas. Das marcas que consegui perceber foram:...

Como Elaborar um Currículo

Postado por Cleber Henrique

O currículo é a principal forma de seleção nas empresas, é ele que irá dar uma ideia de seu perfil como profissional de forma rápida e objetiva. Um bom currículo pode ser definitivo, para a marcação daquela tão sonhada entrevista. E para te ajudar a não pagar nenhum mico e dar um empurrãozinho, na busca de uma nova oportunidade de trabalho, o Globalizar separou 10 dicas...

Aprendendo Inglês de Graça

Postado por Cleber Henrique

Já comentamos aqui no Globalizar, a importância do inglês como ferramenta de crescimento pessoal e profissional. É bem verdade que as empresas atualmente estão cada vez mais exigentes, e diversificando as formas de seleção dos profissionais. Em um mercado altamente competitivo, é importante estar sempre um passo a frente. Dominar o inglês é uma das formas de se estar a frente de seus concorrentes, ou pelo menos no mesmo páreo...

Escolhendo uma Profissão

Postado por Cleber Henrique

Que atire a primeira pedra aquele que nunca ouviu a famosa frase: “O que você vai ser quando crescer?”. E se pararmos para tentarmos lembrar, veremos o quão diferentes eram as respostas para a mesma pergunta. Você cresceu e esta é uma das perguntas sem resposta pra você? Então, não se desespere porque neste barco não estará sozinho! E a função do Globalizar hoje é tentar te dar um norte na escolha de uma profissão...

A Geração Y

Postado por Cleber Henrique

O mundo exige cada vez mais das empresas e as empresas exigem cada vez mais das pessoas. O mercado, como todos já estão cansados de saber, está cada vez mais exigente e se ser bom era o suficiente, hoje não é mais. Se você fala inglês é melhor estudar espanhol, se tem uma graduação já pode começar a sua Pós. Porque nos dias atuais, lugar para os “mais-ou-menos” já está escasso...

Software de Gestão Financeira

Postado por Cleber Henrique

Muito se diz sobre a necessidade de se ter um controle acirrado nas despesas do dia-a-dia, os economistas e especialistas em orçamento familiar são unanimes ao apontar os malefícios do uso indiscriminado de cartões de crédito, cheque especial e outras ‘facilidades’ financeiras. E para que seja possível controlar e analisar os gastos diários e as movimentações de várias ou uma única conta apela-se para diversos recursos, desde uma anotação minuciosa em um caderninho até a elaboração de planilhas no Excel...

Post - Marketing de Guerrilha1

Na busca por um tema interessante e que despertasse a atenção das pessoas me deparei com diversos, entretanto, o "Marketing de Guerrilha" surgiu de forma inusitada na manhã de hoje. O tema foi comentado pelo meu professor de Marketing - Mr. Manduca. Depois de algumas pesquisas na internet e leituras, segue um resuminho básico: O conceito "Marketing de Guerrilha" foi criado por Jay Conrad Levinson, responsável pela campanha para Malboro que se centralizou na criação do "Homem Malboro". 

 

No seu livro Guerrilla Marketing de 1982, Levinson defende que pequenas e médias empresas podem e devem competir a atenção e a preferência dos consumidores com as grandes empresas, mesmo dotadas de pouco caixa para investirem em grandes campanhas. As ferramentas do Marketing de Guerrilha assim como as dos guerrilheiros que enfrentam grandes exércitos fortemente armados, são armas "improvisadas" que neste caso são sinônimo de criatividade e ousadia, são armas e planos mais eficazes, inteligentes e planejadas para combater estes exércitos.

 

O Marketing de Guerrilha vem se mostrando eficaz em diversas ações não-convencionais, a intenção das ações é surpreender as pessoas com atitudes e eventos que chamem a atenção e surpreenda o consumidor, onde a marca e a publicidade esteja de certa forma num segundo plano, meio que disfarçadas. Criando um contato mais próximo do consumidor, o marketing de guerrilha, se diferencia de outras formas de marketing e os resultados são mais marcantes.

Post - Mkt de Guerrilha
 
 

Uma agência que vem se destacando nesta modalidade é a Espalhe - primeira agência especializada em marketing de guerrilha no Brasil. Responsável por diversas ações, a Espalhe leva o conceito para as ruas das grandes cidades brasileiras e até no exterior. Em uma ação na Argentina, para a divulgação série Pushing Daisies da Warner Channel, a agência criou uma silhueta de um corpo de 23 metros de comprimento desenhado no chão, preenchido com aproximadamente 10 mil vasinhos de margaridas.



Pois é, não são só as pequenas e médias empresas que usam as táticas da guerrilha para divulgarem seus produtos. Grandes empresas como a Nike, Puma e Fox já perceberam que precisam buscar novas formas de divulgarem suas marcas e produtos. O Marketing de Guerrilha ainda é pouco disseminando no Brasil, ao contrário do que ocorre na Europa e Estados Unidos, entretanto, neste mercado que está cada vez mais globalizado, concorrido e exigente do que nunca, o Marketing de Guerrilha é uma alternativa para as empresas que querem ganhar espaço e a preferência do consumidor.

E para falar sobre marketing de guerrilha Gustavo Fortes e Wagner Martins, sócios da agência Espalhe, discutem conceitos, cases e o posicionamento das agências tradicionais de publicidade frente às mudanças do mercado e do consumidor. Confira o debate:


Dicas:
Blog de Guerrilha
Brainstorm#9

Sobre o Autor:
Cleber Henrique Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento.

blog comments powered by Disqus
Related Posts with Thumbnails
^