Na busca por um tema interessante e que despertasse a atenção das pessoas me deparei com diversos, entretanto, o "Marketing de Guerrilha" surgiu de forma inusitada na manhã de hoje. O tema foi comentado pelo meu professor de Marketing - Mr. Manduca. Depois de algumas pesquisas na internet e leituras, segue um resuminho básico: O conceito "Marketing de Guerrilha" foi criado por Jay Conrad Levinson, responsável pela campanha para Malboro que se centralizou na criação do "Homem Malboro".
No seu livro Guerrilla Marketing de 1982, Levinson defende que pequenas e médias empresas podem e devem competir a atenção e a preferência dos consumidores com as grandes empresas, mesmo dotadas de pouco caixa para investirem em grandes campanhas. As ferramentas do Marketing de Guerrilha assim como as dos guerrilheiros que enfrentam grandes exércitos fortemente armados, são armas "improvisadas" que neste caso são sinônimo de criatividade e ousadia, são armas e planos mais eficazes, inteligentes e planejadas para combater estes exércitos.
O Marketing de Guerrilha vem se mostrando eficaz em diversas ações não-convencionais, a intenção das ações é surpreender as pessoas com atitudes e eventos que chamem a atenção e surpreenda o consumidor, onde a marca e a publicidade esteja de certa forma num segundo plano, meio que disfarçadas. Criando um contato mais próximo do consumidor, o marketing de guerrilha, se diferencia de outras formas de marketing e os resultados são mais marcantes.
Uma agência que vem se destacando nesta modalidade é a Espalhe - primeira agência especializada em marketing de guerrilha no Brasil. Responsável por diversas ações, a Espalhe leva o conceito para as ruas das grandes cidades brasileiras e até no exterior. Em uma ação na Argentina, para a divulgação série Pushing Daisies da Warner Channel, a agência criou uma silhueta de um corpo de 23 metros de comprimento desenhado no chão, preenchido com aproximadamente 10 mil vasinhos de margaridas.
Pois é, não são só as pequenas e médias empresas que usam as táticas da guerrilha para divulgarem seus produtos. Grandes empresas como a Nike, Puma e Fox já perceberam que precisam buscar novas formas de divulgarem suas marcas e produtos. O Marketing de Guerrilha ainda é pouco disseminando no Brasil, ao contrário do que ocorre na Europa e Estados Unidos, entretanto, neste mercado que está cada vez mais globalizado, concorrido e exigente do que nunca, o Marketing de Guerrilha é uma alternativa para as empresas que querem ganhar espaço e a preferência do consumidor.
E para falar sobre marketing de guerrilha Gustavo Fortes e Wagner Martins, sócios da agência Espalhe, discutem conceitos, cases e o posicionamento das agências tradicionais de publicidade frente às mudanças do mercado e do consumidor. Confira o debate:
Dicas:
Blog de Guerrilha
Brainstorm#9
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |