Alguns abominam, outros nem tocam no assunto, mas nos últimos meses é praticamente impossível escapar do tema. Seja na faculdade, no bar com os amigos ou até mesmo no cafezinho da empresa o assunto eleições dominam. Mais importante do que ter opinião formada sobre os candidatos, é saber da importância e do poder que o ato de votar exerce sobre a vida de muitos. Então quer dizer que a República das Bananas vai às urnas?!
Deixemos o ufanismo de lado e vamos colocar os pés no chão, na última década o país tem mostrado melhoras em diversos setores. Economia estabilizada e em crescimento, controle da inflação e da dívida externa. O poder de compra dos brasileiros está em ritmo acelerado, e já é comparado com os padrões de consumo dos norte-americanos da década de 50 e 60 (¬¬). É o país do atraso, do amanhã?! Bom, a resposta pra essa pergunta eu não sei, mas o Brasil continua e continuará a ser por bastante tempo um país de contrastes.
E pra colaborar com essa vibe moralista de eleições, onde não podem faltar as frases “o seu voto mudará a nação” ou “o destino do país está nas suas mãos”, a dica é o site Eu Lembro.
O país pode não ter memória, mas a proposta do site é unir o hype das redes sociais, com o importante momento democrático do país (outra frase clichê, sorry) e criar uma “memória digital” das eleições 2010. Após criar o perfil, você pode escolher os candidatos que disputam os cargos de presidente, senador, deputado federal e estadual. No meio disso tudo, você ainda pode deixar e ver comentários a respeito dos candidatos.
A ideia principal, talvez fosse criar um espaço para discursões relevantes a cerca das eleições, do cenário político e dos candidatos, mas como sempre ocorre nas redes sociais (enfestadas de trolls) e com o tema suuuper gostoso de ser discutido, as opiniões deixadas são em sua maioria superficiais ou sem embasamento nenhum (mó “Viagem de Chihiro”), ou carregadas de partidarismo e falta de educação. Mas vale tentar colaborar com o projeto e deixar sua marca com uma opinião madura, ponderada e relevante.
Brincadeiras à parte, vale ressaltar a real importância de se comprometer com o seu voto, conversando com os amigos, discutindo o assunto com a família, pesquisar sobre a vida dos candidatos (o Google pode ir além do que um simples auxiliar de dicionário). Dizer que política não influencia na vida das pessoas é coisa de tupiniquim safado que gosta de ser feito de palhaço de 2 em 2 anos (mesmo que o Tiririca ajude nisso)!
Agora a bola (uia) tá com vocês, eleições: Traça ou Repassa?!
Update/Este post faz parte da Blogagem Coletiva do GAZ.
Cleber Henrique é o editor do Globalizar S/A. Graduado em administração de empresas e busca com o blog compartilhar e adquirir conhecimento. |